A importância da música na vida dos idosos
A música é fundamental em todas as fases da vida e, na terceira idade, não é diferente. Entrar em contato com canções ou com instrumentos musicais é uma das formas mais promissoras de se atingir a felicidade mais plena e genuína. Além de emocionar, tocar os nossos corações e ser uma excelente forma de entretenimento, a música também pode trazer ótimos benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Confira agora cinco consequências positivas que as melodias podem proporcionar na terceira idade:
1. Trazer felicidade
Algumas atividades que realizamos liberam endorfina e serotonina, hormônios que geram a sensação de conforto, prazer e bem-estar. Ouvir música é uma delas. Na vida dos idosos, essa prática pode ser uma ótima motivação para levantar da cama de manhã e ainda pode aliviar o estresse e o nervosismo provocados pela correria do cotidiano. A música também pode aliviar dores ao desviar o foco e fazer com que os velhinhos prestem atenção nas letras ou nas melodias!
2. Incentivar a socialização
É muito comum na terceira idade que os idosos se isolem, distanciando-se de familiares e amigos e mergulhando apenas em si mesmos e em suas preocupações. Por outro lado, aprender a tocar um instrumento, frequentar aulas de dança ou até mesmo participar de clubes que falem sobre música são bons meios de incentivar a socialização, que é fundamental para trazer momentos únicos para a vida dos idosos.
3. Estimular o cérebro
Além de promover melhorias na respiração, no metabolismo, na pressão sanguínea e até mesmo no humor, a música também pode evitar doenças neurológicas. Isso porque ouvir uma boa canção, tocar um instrumento e dançar estimulam o cérebro e a memória, por exemplo para relembrar letras, notas ou coreografias. Nesse sentido, essas práticas podem evitar inclusive doenças degenerativas, como o Alzheimer.
4. Trazer benefícios para a saúde mental
É indiscutível que as músicas produzem muitas sensações no nosso corpo. Escutar uma música alegre pode nos tornar mais contentes e de bem com a vida, da mesma forma que ouvir uma música triste pode nos deixar mais reflexivos e abatidos. Nesse sentido, uma música mais tranquila pode nos acalmar em situações tensas e evitar uma verdadeira crise de nervos. Dessa forma, pode reduzir a ansiedade e nos transportar para momentos felizes e agradáveis.
5. Resgatar recordações
Existem muitas formas de resgatar boas lembranças do passado e a música, certamente, é uma delas. Escutar a trilha sonora do casamento, de uma data importante ou até de uma viagem marcante pode funcionar como uma significativa imersão nas mais profundas memórias do nosso cérebro. Isso pode ser responsável por trazer a sensação de felicidade e motivar os idosos a viverem mais e mais momentos inesquecíveis.
Categorias: Bem-estar.