Imagem Principal Post

Artesanato: saiba quais são os benefícios que a prática promove para a terceira idade

Muitos residenciais para idosos oferecem oficinas de artesanato para os residentes. Isso porque a prática pode trazer uma série de benefícios. Além disso, quando se fala de artesanato, a lista de opções de atividades é longa! Crochê, costura, pinturas em telas e tecidos, bordados, cerâmicas, artes em madeira e em MDF e tricô são apenas algumas das possibilidades. Os principais benefícios envolvem corpo e mente, além de ser uma ótima maneira de preencher o tempo livre.

 

É fundamental manter a mente ativa na terceira idade. O artesanato pode trazer uma série de benefícios para a saúde mental, diminuindo o estresse e combatendo a ansiedade e a depressão. Ainda, é uma excelente maneira de expressar as ideias por meio da arte e pode inclusive melhorar a concentração. Outra vantagem é a melhora da autoestima ao conseguir iniciar e finalizar um projeto, apreciando o seu resultado final ou até utilizando-o, em caso de costuras e roupas, por exemplo.

 

Vale destacar que essas atividades podem contribuir para o relaxamento, pois a sensação de produzir algo, principalmente um objeto artístico, é reconfortante e pode trazer muita calmaria e tranquilidade. É também uma ótima oportunidade para ter lazer longe das telas das TVs e dos celulares, desenvolvendo projetos que dependam do trabalho manual e da imaginação para escolher o que desenhar, o que pintar, como tecer, entre outros.

 

No entanto, as consequências positivas não se limitam apenas à mente. O corpo também pode se beneficiar. Isso porque o artesanato pode deixar as mãos mais ágeis e fortalecer os braços e as mãos nos movimentos repetitivos do processo. É importante ressaltar que tudo deve ser feito com moderação e sempre com acompanhamento médico, principalmente para não ultrapassar limites e acabar tendo lesões.

 

O estímulo da atividade cerebral também é outra vantagem. Tanto técnicas de costura, por exemplo o crochê e o tricô, quanto atividades de pintura de telas, quadros e placas de diferentes materiais podem manter diferentes áreas do cérebro ativas. Ademais, contar os itens, utilizar a criatividade, acionar a memória, prestar atenção e incentivar a coordenação motora podem prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

 

As oficinas de artesanato também podem ser uma ótima oportunidade de socialização. Grupos ou cursos de costura e pintura são ótimas opções para a terceira idade. Assim, além de aproveitar tudo de melhor que a arte tem para oferecer, os idosos podem colocar a conversa em dia. E, caso não encontre com facilidade a prática ideal, basta experimentar mais de uma até encontrar aquela que mais gera identificação!

Categorias: Bem-estar.

Posts Relacionados

[Sassy_Social_Share type="floating" top="220"]