Pilates: confira alguns dos benefícios que a atividade oferece para a terceira idade
O pilates é uma atividade com exercícios realizados de forma calma, mas muito eficiente. Para a terceira idade, a prática pode trazer uma série de benefícios e contribuir para o envelhecimento saudável, com autonomia, bem-estar e qualidade de vida. De modo geral, os exercícios físicos melhoram a resistência dos idosos e trazem benefícios inclusive para a saúde mental. No caso do pilates, a lista de benefícios também é extensa e engloba diversos itens.
Os seis princípios do pilates são: respiração, centralização, concentração, controle, precisão e fluidez. Nesse sentido, o controle e o equilíbrio alinham corpo e mente e têm como objetivo o aperfeiçoamento físico por meio da consciência dos movimentos realizados. Esse exercício vem ganhando popularidade entre a terceira idade e é recomendado para pessoas acima de 60 anos também por sempre contar com a orientação de um profissional fisioterapeuta.
Dentre os benefícios promovidos pela prática, estão: redução de dores, principalmente na lombar, prevenção de lesões, melhora do equilíbrio, aumento da confiança para se movimentar, diminuição do risco de quedas, melhora na flexibilidade e na força, melhor qualidade de sono, melhora nas articulações, redução dos sintomas da osteoporose, melhora da circulação sanguínea e prevenção de AVC e ataque cardíaco.
No entanto, é fundamental que o profissional analise as particularidades de cada idoso para a prática benéfica do pilates. Além disso, é primordial que o local ou estúdio seja adaptado para receber os idosos e oferecer uma experiência ideal. As aulas em grupo são excelentes para a socialização, contudo também é possível que os atendimentos sejam personalizados e individuais. Outra dica é que os praticantes utilizem roupas leves e tênis confortáveis.
Categorias: Atividade física.