Imagem Principal Post

Caminhada na terceira idade: confira os principais benefícios que a prática oferece

A caminhada é uma ótima opção para movimentar o corpo e desfrutar da observação dos elementos que nos cercam. Fundamental para a qualidade de vida, andar traz consequências positivas tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Além disso, incorporar essa prática na rotina de forma regular é uma maneira promissora de abandonar o sedentarismo e ainda ter uma série de benefícios.

 

No caso dos idosos, a caminhada também é muito recomendada. Para todas as idades, as vantagens são diversas e incluem melhora da circulação e do pulmão, prevenção da osteoporose, diminuição do cansaço e melhora significativa do condicionamento físico. E, para a terceira idade, essa lista pode ser ainda maior. No entanto, é sempre importante ter em mente que, antes de iniciar a prática, é recomendado realizar uma avaliação médica.

 

A caminhada é um exercício de baixo impacto e acessível, contudo o tempo e a velocidade podem mudar de pessoa para pessoa dependendo de suas respectivas resistências. De modo geral, indica-se em torno de 30 minutos por dia, mas é essencial consultar-se com um profissional para verificar a duração ideal. E, no que diz respeito ao espaço, as opções são diversas: no parque, na rua do bairro, em praças ou até mesmo na área externa do edifício onde mora. O primordial é realizar com a frequência adequada.

 

Nesse sentido, além de prevenir a obesidade e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a atividade previne a obesidade, controla a pressão arterial e melhora o equilíbrio, que tem um papel relevante na redução de quedas. Já para a saúde mental, os principais benefícios estão na prevenção e no combate à depressão e na melhora da autoestima do idoso, principalmente em função da produção de hormônios que fornecem a sensação de bem-estar.

Categorias: Atividade física.

Posts Relacionados

[Sassy_Social_Share type="floating" top="220"]