6 dicas importantes para idosos curtirem um dia na praia de forma saudável e segura
Com o verão, os dias quentes passam a fazer mais parte do nosso cotidiano e já começa a nascer aquela vontade de largar tudo e ir à praia para relaxar e respirar novos ares. E, sem sombra de dúvidas, os idosos não podem ficar de fora desses passeios! Mas, para evitar possíveis intercorrências e garantir que o dia saia como o esperado, é muito importante seguir algumas dicas! Assim, o bem-estar e a diversão são garantidos!
1. Sempre preferir a sombra
O guarda-sol deve ser um dos primeiros itens separados para o dia de praia. Para os idosos aproveitarem o passeio da forma mais segura possível, é necessário evitar a exposição à luz direta do sol, principalmente em torno de meio-dia. Os chapéus com grandes abas são boas opções, porém o ideal é conseguir a sombra embaixo de um guarda-sol ou até mesmo em quiosques próximos à praia. O calor extremo também deve ser evitado, então a recomendação é ir à praia antes ou após o horário de pico.
2. Levar itens importantes na bolsa
A etapa do planejamento sempre deve estar presente em todas as viagens- e isso se torna ainda mais vital em viagens com idosos. Portanto, planeje-se com antecedência e tenha certeza de que alguns itens estarão na bolsa de praia do idoso. São eles: toalhas, cangas, garrafinha de água, protetor solar, óculos de sol, chapéu ou boné e comidinhas para petiscar, caso o idoso fique com fome. Outros objetos também podem ser incluídos nesta mala, por exemplo um bom livro e uma câmera fotográfica ou celular que registre todos os momentos!
3. Manter-se hidratado
Em todos os dias de sol, é primordial ter por perto uma garrafa de água, em todas as faixas etárias. Na terceira idade, essa prática também deve ser adotada! Além disso, ingerir produtos com sal e potássio é uma boa saída para compensar a perda de água por meio do suor no verão. Outra dica é permanecer atento aos sintomas que podem aparecer nessas ocasiões, como tontura e cansaço, e estar pronto para buscar ajuda, se necessário.
4. Não esquecer-se de passar protetor solar
Cuidar da pele também deve ser uma prioridade em dias de praia. A pele dos idosos tem uma forte tendência de ser mais propensa a queimaduras e lesões em função de sua espessura mais fina. Por conta disso, o protetor solar deve ter um alto fator de nível de proteção e sempre deve-se focar no rosto, por ser uma região mais sensível que as demais partes do corpo. Fazer a hidratação da pele com cremes posteriormente ao contato com a luz solar também é uma prática que deve ser seguida.
5. Escolher a roupa ideal
A dica principal para a vestimenta de praia dos idosos é: foque no conforto! Peças leves, com tecidos frescos e cores claras, são a melhor opção. O principal é não sentir muito calor, mas também não ficar muito descoberto- principalmente em lugares com ventos fortes ou com virada de tempo rápida. Além disso, estar à vontade com a própria roupa é fundamental, ainda mais se uma pequena caminhada na areia estiver nos planos do dia. Óculos de sol e chapéus ou bonés também são essenciais nesse passeio.
6. Procurar boas opções de praias para idosos
O litoral brasileiro é vasto e as opções de praias são quase infinitas! Portanto, na hora de escolher o local de destino, também tenha em mente que algumas praias são de difícil acesso e podem ser mais complicadas quando o visitante tem dificuldades de mobilidade. E, dessa forma, o tão sonhado dia de lazer pode se transformar em um grande pesadelo. Assim, o litoral de Santa Catarina pode ser uma boa escolha, essencialmente por ter praias com mar calmo e areia fofa. Mas, independentemente do local, é fundamental verificar se a praia está presente na lista de praias com acessibilidade, principalmente se o idoso utilizar cadeira de rodas.
Categorias: Bem-estar.