A importância de ter uma rotina de cuidados com a pele na terceira idade
Muitas vezes, focamos em outros aspectos da nossa saúde e nos esquecemos dos cuidados com a pele. No entanto, além de ser aquilo que aparece para os outros em primeiro plano, a pele também funciona como uma barreira que impede que substâncias e micro-organismos penetrem no nosso corpo, prevenindo reações do sistema imune e radiações ultravioletas. Todavia, com o processo de envelhecimento, a pele fica mais sensível e muitas das funções de proteção vão perdendo eficiência.
Nesse contexto, cuidar da pele passa a ser ainda mais importante nesta etapa da vida. É comum que a pele fique mais enrugada e com menor espessura, principalmente por conta da perda de colágeno e elastina, da desidratação e por condições da musculatura. Além disso, as glândulas sudoríparas e sebáceas diminuem, o que deixa a pele mais seca e faz com que ela não se adapte facilmente às diferentes temperaturas do ambiente.
Contudo, existem uma série de medidas que podem ser incorporadas na rotina para prevenir esse cenário. A primeira delas está no uso frequente de protetor solar pelo menos no rosto e no pescoço, aplicando o produto cerca de três vezes no dia. Evitar a exposição direta à luz do sol das 10 às 16 horas também é um hábito que deve ser adotado. Ainda, pode não parecer, mas a quantidade de água ingerida faz toda a diferença na manutenção da pele, por isso, o recomendado é beber em média 2 litros por dia.
Para manter os cuidados com a pele, também é importante adotar hábitos saudáveis de modo geral, como praticar atividade física, dormir bem e ter uma alimentação balanceada- consumindo legumes, frutas e verduras que são fontes de nutrientes essenciais. Nesse sentido, além de iniciar novas práticas, é primordial abandonar antigos costumes que são prejudiciais, tais quais tomar banhos muito quentes, utilizar cigarros, ingerir álcool excessivamente, ter uma alimentação desequilibrada, expor-se muito ao sol e ter poucas horas de sono.
Para manter o aspecto saudável da pele, seja por motivação estéticas ou de saúde, deve-se investir em uma rotina de cuidados. Para tirar resíduos, ao acordar e antes de dormir, é imprescindível limpar a pele, de preferência com um sabonete neutro, e aplicar água micelar com um algodão. Também recomenda-se a utilização de máscaras e de cremes hidratantes ideais para o tipo de pele- seca, mista ou ressecada- ou até os que possuem substâncias antioxidantes, que são aqueles anti-idade. Em contrapartida, a esfoliação, no caso dos idosos, deve ser evitada devido à menor espessura da pele- apenas deve ser feita com orientação médica.
Esses hábitos previnem o envelhecimento precoce, infecções de origem bacteriana ou fúngica, descamações e até mesmo dermatites. As manchas aparecem na terceira idade e, por esse motivo, é necessário prestar ainda mais atenção para que não se tenha problemas com queimaduras e câncer de pele. Ir ao dermatologista com frequência é, portanto, indicado para todos. Afinal, com o decorrer do tempo, é natural que a pele perca nutrientes e ganhe linhas de expressão e rugas, mas existem diversas maneiras de prevenir e se cuidar para manter a pele com um aspecto saudável e bonito.
Categorias: Saúde.