Imagem Principal Post

5 alimentos para evitar na terceira idade

Ter uma alimentação saudável e balanceada é uma preocupação que deve nos acompanhar durante toda a vida. Esse cuidado também deve existir na terceira idade, principalmente por ser uma fase em que o organismo já está mais lento e que alguns nutrientes são vitais. Assim, confira, a seguir, 5 alimentos ou grupos de alimentos que idosos devem evitar:

 

1. Bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas é uma prática muito comum, principalmente naquele churrasco de família de domingo ou ao assistir ao jogo de futebol favorito. No entanto, em alguns casos, a simples “cervejinha gelada” pode trazer muitas consequências negativas. Quando o idoso possui alguma doença crônica, como diabetes, toma analgésicos ou algum tipo de remédio relacionado à hipertensão e outras doenças, esse consumo pode ser bem prejudicial. Mesmo em outros casos, é importante sempre beber com moderação, inclusive porque o álcool possui uma grande quantidade de calorias, podendo aumentar a massa corporal e até facilitar a perda de cálcio.

 

2. Alimentos com muito açúcar

Embora seja prazeroso comer um docinho após a refeição ou até mesmo durante a tarde, o consumo de açúcar também deve ser feito com moderação. O uso do açúcar em excesso pode prejudicar a saúde e até originar um quadro de diabetes na terceira idade. É importante destacar também que esse alimento está presente em diversos produtos industrializados e não apenas no pedaço de bolo que comemos no café da tarde. Por isso, é fundamental não consumir com frequência pães, massas, refrigerantes, sucos industrializados e assim por diante!

 

3. Alimentos com alto teor de sódio

Se o açúcar em excesso faz mal, o mesmo ocorre com o consumo exagerado de alimentos com alto teor de sódio. O cloreto de sódio pode contribuir para o aumento da pressão arterial ao aumentar a retenção de líquidos pelo organismo. Contudo, nem tudo está perdido! Existem várias alternativas que podem fornecer um sabor mais salgado para a comida sem colocar o sal diretamente, por exemplo: alho, limão, cebola, entre outros. Algumas ervas e especiarias também podem dar mais sabor à refeição e diminuir a necessidade de adicionar sal.

 

4. Alimentos industrializados no geral

Os produtos industrializados parecem ser inofensivos e muitas vezes se assemelham à chamada comida caseira. No entanto, o seu consumo pode promover diversos riscos à saúde do idoso. É inegável que alimentos industrializados são práticos e podem ser uma opção para idosos que não cozinham mais, mas é imprescindível que o seu consumo seja moderado. A grande quantidade de corantes, conservantes, sódio e outros aditivos químicos podem causar alergias e outras doenças aos mais velhos. Portanto, sempre opte por uma dieta mais caseira e nutritiva.

 

5. Refrigerantes

Em alguns dias quentes, surge aquela vontade de abrir um refrigerante bem gelado para tomar durante um almoço de família ou  enquanto assiste televisão. Porém, é importante resistir à tentação e escolher a boa e velha água gelada ou bebidas que contenham menos açúcar. O consumo exagerado dessas bebidas gaseificadas pode aumentar a quantidade de açúcar no seu sangue e até ocasionar diabetes. Ainda, pode gerar problemas de saúde e até levar à obesidade.

Categorias: Alimentação.

Posts Relacionados

[Sassy_Social_Share type="floating" top="220"]