Cursos para fazer na terceira idade
Não existe idade limite para aprender! Todas as fases da vida são repletas de novos conhecimentos e isso, sem dúvidas, é um dos fatores que nos fornece a sensação de estarmos vivos. Compreender novos assuntos, aventurar-se em uma arte ou dedicar o seu tempo para fazer algo totalmente diferente e inusitado são práticas que podem e devem ser adotadas em todas as idades.
Não é à toa que muitos residenciais de idosos oferecem oficinas para os hóspedes com o objetivo de promover interação social, entreter e ainda estimular o cérebro e a memória. Começar uma nova atividade é uma excelente opção para idosos preencherem o tempo que às vezes acaba ficando vago após a aposentadoria. E as possibilidades são infinitas!
Cursos de pintura, de desenho, de escrita, de piano, canto, coral, artesanato e idiomas são apenas algumas das opções facilmente encontradas no mercado hoje em dia. Além disso, também é possível buscar centros ou residenciais que tenham oficinas de artes, culinária, leitura, jardinagem e outras possibilidades.
O importante é que o idoso se identifique com a atividade e que ela se transforme não apenas em uma fonte de conhecimento, mas também em um momento leve de descontração e diversão. Afinal, quem disse que apenas crianças podem se divertir? Despertar essa criança interior é fundamental em todas as faixas etárias!
É importante apenas ter certeza de que os limites dos idosos estão sendo respeitados. Investir em um curso ou uma atividade que exija habilidades que o idoso- em caso específico- não possua ou que a deixe estressado e ansioso não é uma boa ideia. Pode ser interessante consultar o médico geriatra do idoso inclusive para pedir dicas do curso ideal para o paciente. Assim, com a atividade certa, é possível adquirir conhecimento e se entreter da melhor maneira!
Categorias: Educação para idosos.